sábado, 24 de novembro de 2012

Terapia celular reduz tempo de regeneração do fígado


Cientistas conseguiram diminuir o tempo de regeneração do fígado de ratos que tiveram 70% do fígado removido cirurgicamente. O tratamento para a diminuição do tempo de regeneração foi feito com terapia celular, usando células tronco retirada do embrião de ratos com 12 dias e meio de gestação. Este tratamento tem como objetivo acelerar a regeneração do fígado de animais com cirrose hepática induzida, visando futuramente ser aplicado em humanos.

Os animais possuem brotos na gestação que posteriormente se tornam órgãos. As células retiradas do broto hepático tendem a se diferenciar em hepatócitos sendo assim, teoricamente eles são mais eficazes que qualquer outro tipo de célula tronco. Para isso busca-se informações sobre o tempo de formação destas e a possibilidade de produzi-las in vitro

Primeiramente os testes foram feitos em ratos que tiveram 70% de seus fígados retirados, já que esta quatidade de porção retirada causa uma insuficiência equivalente a perda do órgão por trauma em humanos ou o nascimento de crianças com o fígado atrofiado. Um segundo modelo ministrará medicamentos que causam fibrose no fígado, induzindo assim a cirrose hepática, simulando um quadro equivalente ao consumo excessivo de álcool ou a inflamação crônica causada pela hepatite.

A pesquisa esta sendo realiza por pesquisadores da Universaidade de São Paulo (USP), que vem testando quatro formas de administração do tratamentos nos ratos que tiveram parte de seu fíagos retirados e que já obtiveram resulados promissores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário