terça-feira, 27 de novembro de 2012

Novas bactérias são descobertas em condições extremas

Um trabalho publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências mostra a descobertas de novas espécies de bactérias capazes de sobreviver sobre condições extremas em um lago salgado da Antártida. Este lago, chamado vida, possui concentrações muito elevadas de amoníaco, nitrogênio, hidrogênio, enxofre e óxido nitroso, além de uma temperatura média menor que -13ºC. Esses microrganismos foram encontrados abaixo de uma camada de 20 metros de gelo.

De acordo com Nathaniel Ostrom, da Universidade de Michigan e coautor desse trabalho, essa descoberta abre novas portas para a descoberta de outros microrganismos em outras condições extremas na Terra, além de um novo modelo de vida que pode existir em outros planetas extremos, como é o caso da lua Europa, em Júpiter.

Acredita-se que essas bactérias retiram sua energia de substâncias como o hidrogênio e o óxido de nitrogênio, gases formados a partir da reação química da água muito salgada com rochas ricas em ferro.

Outro fator que tornam essas bactérias mais incríveis é o fato delas sobreviverem sem nenhuma energia solar, já que estudos anteriores mostraram que esse ecossistema está isolado completamente da energia solar por mais de 3000 anos, o que já não ocorre com outros ecossistemas extremos da Terra.

Para ler mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário