segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Brasileiros criam músculo artificial mais forte do mundo


Um grupo de pesquisadores brasileiros acaba de desenvolver aqueles que podem ser considerados os músculos artificiais mais fortes já produzidos até hoje. A equipe, que trabalha na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, aperfeiçoou o projeto do primeiro músculo artificial de nanotubos de carbono, apresentado há cerca de um ano.

O novo músculo artificial também utiliza o mesmo material, mas após a construção eles são embebidos em uma espécie de cera. O grupo, coordenado pelo pesquisador Marcio Lima, conseguiu solucionar a maioria dos inconvenientes relacionados aos músculos artificiais.

Músculos artificias têm como característica uma limitação: quanto maior a força, menor é a capacidade de movimentação. Além disso, os movimentos são lentos e a vida útil é muito curta. Mergulhando os músculos feitos de nanotubos de carbono na parafina e aquecendo-os, os pesquisadores perceberam que as fibras ficam mais livres para girar e se expandem.

O controle de calor, que pode ser feito por eletricidade, por luz ou por meios químicos, permite usar as fibras para içar ou abaixar um objeto. O novo músculo pode levantar até 100 mil vezes o seu próprio peso e gerar 85 vezes mais energia mecânica durante a sua contração do que um músculo humano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário