quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alçapão molecular captura CO2

   Pesquisadores australianos desenvolveram uma nova técnica para capturar e armazenar dióxido de carbono de forma simples e seletiva. Os cientistas acreditam que essa prática é a única forma de evitar que o aquecimento global atinja níveis perigosos.
   Já existem técnicas capazes de fazer isso, porém, os processos atuais são ineficientes e exigem várias fases de extração para produzir dióxido de carbono puro o suficiente para sua reutilização ou armazenagem.
   Uma das técnicas mais usadas para a captura do dióxido de carbono é através de um sistema de filtragem ultrafina que captura uma variedade de moléculas, que precisam depois ser separadas por meio de mais filtragens, até se obter apenas o CO2.
   A nova tecnica possui um mecanismo de abre e fecha, parecido com um alçapão, que não deixa a molécula de CO2 retornar, aumentando a eficiência e diminuindo a necessidade de energia para a filtragem. Além disso, ela  é seletiva, capturando apenas as moléculas de dióxido de carbono, eliminando assim a necessidade de refiltragens e gerando um gás puro.
Alçapão molecular captura CO2
   Os resultados sugerem que este novo material terá importantes aplicações para purificação de gás natural. Muitos campos de gás natural contêm dióxido de carbono em excesso, que deve ser removido antes que o gás possa ser liquefeito e enviado para uso


Para ver a noticia completa clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário