quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Leite de vaca transgênica: sem beta-lactoglobulina, sem alergia.


Uma equipe de cientistas neozelandeses criou uma vaca transgênica que produz leite sem beta-lactoglobulina, ou seja, a proteína BLG que causa alergia a bebes.
Sabe-se que em países desenvolvidos, entre dois a três por cento das crianças são alérgicas a proteínas do leite de vaca no primeiro ano de vida.
Leite não tem beta-lactoglobulina
Leite sem beta-lactoglobulina pode ser a solução para crianças alérgicas. 
A proteína BLG não existe no leite humano, mas é comum no leite de vaca e ovelhas. No entanto, existem formulações hipoalérgicas, destinada à crianças que possuam a alergia. Porém, na maior parte das vezes esse leite hipoalérgico pode ter um sabor amargo e ser, economicamente, caro.
Na pesquisa, a equipe recorreu a um método  para inibir a expressão de determinados genes e conseguiram inibir 96% da produção da proteína BLG. Depois dos testes em células, utilizaram-se ratos modificados para imitar a glândula mamária de uma ovelha (onde se produz a BLG).
Após esse procedimento, os cientistas clonaram 57 embriões, que resultaram em cinco gestações. Uma bezerra transgênica proveniente dessas gestações não tinha a proteína BLG em seu leite, mas infelizmente  possuía um índice muito elevado de outras proteínas, no sangue, as chamadas caseínas, que também podem causar alergias.
Não se sabe muito sobre o papel da BLG, ou seja, sua função biológica. Segundo os autores, faltam muitos estudos para chegar às vacas transgênicas que produzam um leite perfeito, que não provoque nenhum tipo de alergias ou intolerâncias, mas é fato que esse já foi um primeiro e importante passo para essa conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário