quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Enxerto de células-tronco no cérebro restaura impulsos nervosos


Cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram que células-tronco neurais enxertadas nos cérebros de pacientes conseguiram produzir mielina. A pesquisa realizada com bebês mostra que o enxerto é capaz de restaurar impulsos nervosos no cérebro de pacientes e é seguro um ano após ser colocado no cérebro.
Essa descoberta é uma esperança no tratamento de doenças graves que causam desmielização, como esclerose múltipla, certas formas de paralisia cerebral e Pelizaeus-Merzbacher (PMD), defeito genético que impede algumas células especiais do cérebro, os oligodendrócitos, produzam mielina (material condutor de impulsos nervosos) resultando em disfunção neurológica e neurodegeneração.
Nos testes, os pesquisadores injetaram células-tronco neurais diretamente no cérebro de quatro bebês com PMD. Após um período, foram encontradas evidências do sucesso das células troncos enxertadas, que já recebiam sangue e nutrientes do tecido circundante. Os investigadores descobriram ainda evidências indiretas de que as células-tronco se tornaram oligodendrócitos e estavam produzindo mielina. Outro ponto significativo é que as células-tronco não causaram rejeição, mesmo não sendo do próprio paciente.

Para acessar a matéria completa clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário