quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Circuito lógico é feito com genes de bactéria

Pesquisador da Universidade de Washington, Estados Unidos, Tae Seok Moon criou portas lógicas usando genes, e as utilizou para construir o primeiro “circuito genético”. O objetivo desta pesquisa é que os componentes das células possem atuar e monitorar seu ambiente ativamente, a isso se dá o nome de biocomputadores. Esta descoberta pode ser útil para realizar reações químicas, fabricar biocombustíveis despoluir áreas contaminadas e até curar doenças no interior do corpo humano.


Biocomputadores serão úteis para executar reações químicas com precisão, 
fabricar biocombustíveis, despoluir áreas contaminadas ou mesmo curar doenças 
no interior do corpo humano.
Cada porta lógica possui várias entradas, porém apena uma saída que depende do processamento que cada tipo de porta realiza. Os genes são ligados ou desligados quando um fator de transcrição liga-se à uma região adjacente ao gene, conhecida como promotor.
Este mecanismo genético foi encontrado na Salmonella typhimurium, uma bactéria que causa intoxicação alimentar, no qual o fator de transcrição liga-se ao promotor de um gene somente se uma molécula chamada chaperona estiver presente.
O circuito genético completo é formado por quatro sensores para quatro moléculas diferentes, que alimentam três portas “AND”, se todas as quatro moléculas responsáveis pelo processo estiverem presentes, as três portas AND são ligadas, com a última, produzindo uma proteína fluorescente vermelha, que indica o resultado da operação.
Segundo os pesquisadores, no futuro, uma bactéria sintética com um circuito assim, poderá sentir quatro indicadores diferentes de câncer e, na presença de todos os quatro, ao invés de acender os sinalizador, produzirá um fator capaz de destruir o tumor.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário