quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vacina em teste apresenta eficácia parcial contra a dengue


Pela primeira vez, uma vacina mostrou-se parcialmente eficaz contra o vírus da dengue. Segundo um estudo publicado na edição desta terça-feira da revista médica The Lancet, uma "vacina candidata" desenvolvida pela companhia farmacêutica francesa Sanofi Pasteur demonstrou a maior eficácia entre as testadas até o momento, com 30,2%  de sucesso em um teste de fase 2, realizado com 4 mil crianças da Tailândia. 

O desenvolvimento de uma vacina contra a doença, também chamada de "gripe tropical", é considerado complexo porque não existe um, e sim quatro subtipos de vírus de dengue que circulam paralelamente.  A pesquisa tem demonstrado que a vacina candidata, denominada "CYD-TDV", tem eficácia entre 60% e 90% para os sorotipos DEN-1, DEN-3 e DEN-4. Apenas o vírus do sorotipo DEN-2 "resiste aos efeitos da vacina", mas mesmo assim para este sorotipo a vacina também deflagrou uma resposta imunológica, o que impulsiona os pesquisadores a continuar investigando e melhorando a vacina proposta.

O objetivo do grupo é testar a mesma "vacina candidata" em "diferentes contextos epidemiológicos" com a esperança de evidenciar um "benefício significativo", com o intuito que os números de casos diminua, assim como também diminuir a gravidade dos casos. Uma vez que o objetivo estabelecido pela OMS é reduzir à metade a mortalidade por dengue até 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário