quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Uma Alternativa para a Escassez de Água


    Desde a antiguidade, a água é amplamente utilizada. Em sua forma mais pura, é inodora, incolor e insípida, ou seja, não apresenta sabor. A água está presente nos alimentos que ingerimos e todas as formas de vida precisam de água na sua composição, além de que muitos produtos que utilizamos contêm água ou foram produzidas utilizando-a. Entretanto, em alguns lugares, a água é muito valorizada por ser difícil de ser encontrada e, em outros, é encontrada em abundância e, por isso, muitas vezes desperdiçada. Seguindo esse raciocínio, prevê-se que a água poderá ser a causa principal de conflito entre nações, em que já se verifica tensões no Oriente Médio e na África.

      Há lugares que não são privilegiados e dependem do abastecimento de água de outras regiões, enquanto outras detêm a presença de vários rios, mas por causa da excedente poluição, fez com que a água desses rios se tornasse imprestáveis para o consumo, buscando recursos, como na alteração de cursos de rios e a mudança na distribuição natural da água em determinada região. Dessa forma, muitos acreditam que ela seja barata e abundante, porém, nos dias atuais, uma em cada cinco pessoas não dispõe de acesso adequado à água potável, limpa e segura.

      Desse modo, há a necessidade de monitorar a transformação da água realizada por nós, humanos, e, utilizando os avanços tecnológicos, juntamente com a biotecnologia, permitiu-se o gerenciamento da água, em que podemos medir, analisar e monitorar ecossistemas inteiros, desde rios e reservatórios, bem como as bombas e canos em nossas residências, além de já ser possível a purificação e dessalinização de água, pois a maior concentração de água se localiza nos mares. Com isso, pode-se garantir água pura para mais indivíduos no mundo. Não obstante, seria necessária, também, maior consciência da população e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento no uso da água, por exemplo.

      Recentemente, um estudante da África do Sul desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Esta ideia difundiu-se, principalmente, em lugares onde não há água adequada ou suficiente, por exemplo. Este produto, denominado de DryBath, promete matar todas as bactérias, hidratar a pele e deixar um odor agradável, como se tivesse tomado o banho tradicional, pois é uma combinação de biocidas, bioflavonóides e de hidratante. Para isso, basta passar o gel no corpo. Isso seria viável não apenas onde não há água potável ou propícia para realizar as atividades do dia a dia, mas também em locais onde haja guerras ou situações de conflitos, podendo se estender a hotéis e para passageiros de viagem longa.

      Isso poderia reduzir doenças em áreas rurais causadas por falta de água e locais onde há falta de higiene, tais como a tracoma ou a diarreia, pois o gel possui fórmula antibacteriana que permite eliminar 99,9% das bactérias. Portanto, este produto ajudará na higienização e poderá evitar doenças nas pessoas que estão em determinados lugares onde há escassez de água potável e não há outra solução plausível para eles. Isso também poderá ajudar na economia de água, importante para a vida, nos lugares que não apresenta quantidade suficiente para suprir todas as necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário