quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pesquisa sobre células-tronco no tratamento de surdez

Pesquisadores Britânicos anunciaram na última quarta-feira (12) terem alcançado um grande avanço no tratamento da surdez por meio do uso de células-tronco. Um estudo publicado na revista Nature indica sucesso à recuperação parcial da audição de roedores, ao reconstruir os nervos do ouvido que transmitem os sons para o cérebro.

Os cientistas avaliam que o mesmo resultado em humanos permitiria que alguém incapaz de ouvir o barulho de um congestionamento consiga escutar uma conversa normal. No entanto, os pesquisadores admitem que aplicar o tratamento em seres humanos ainda é um projeto distante.
O grupo de cientistas utilizou células-tronco de um embrião humano, que são capazes de se desenvolver em outros tipos de células do corpo humano - de nervos à pele, passando por músculos e rins, entre outros. 
Uma mistura química foi acrescentada às células-tronco para convertê-las em células parecidas com os neurônios do gânglio espiral - células nervosas responsáveis pela captação de ondas sonoras. Em seguida, elas foram cuidadosamente injetadas no ouvido interno de 18 roedores surdos.
Após dez semanas, a audição dos roedores melhorou. Em cerca de 45% dos animais testados, a capacidade de audição foi restaurada ao final do estudo.
Cerca de um terço dos roedores respondeu muito bem ao tratamento e alguns recuperaram 90% da audição - apenas menos de um terço não apresentou reação.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário