terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novo medicamento contra a malária


Em 2010, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou 216 milhões de casos de malária no mundo. A doença causa, febre, mal-estar, fortes calafrios, anemia e outros sintomas secundários, além disso a doença pode causar a morte.Em 2011, cerca de 1 milhão de pessoas morreram de malária no mundo. Na África a situação é drástica e segundo autoridades de saúde estima-se que uma criança morra a cada quarenta e cinco segundos por causa da malária.
Plasmodium - causador da malária

Com essa visão cientistas da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, desenvolveram um novo medicamento para malária, sem nome comercial o mesmo é denominado MB 390048. O remédio promete combater os 5 tipos conhecidos da doença em uma única dose.
Os testes realizados em animais demonstraram o desaparecimento do causador, o protozoário plasmodium, além de impedir a propagação da doença via mosquito Anopheles após picar alguém contaminado. Segundo os pesquisadores, em duas ou três décadas pode ser possível erradicar a malária no mundo.
Saiba mais: Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário