segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Implante no cérebro melhora a inteligência de macacos

Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveram um implante de cérebro em macacos que aguçou a capacidade de decisão e restaurou a capacidade mental. O estudo poderá, no futuro, ajudar pessoas com demência, derrames ou lesões cerebrais e é a primeira demonstração em primatas de uma prótese no órgão.


O equipamento dá aos pesquisadores um modelo sobre melhorar as habilidades mentais do córtex frontal do cérebro, que é responsável pelos atos de pensar e planejar. Apesar de promissor, o equipamento está distante de um possível desenvolvimento para fins comerciais. 

No estudo, os pesquisadores treinaram cinco macacos a brincar de um jogo de identificar as imagens. Os animais viam uma foto e tentavam reconhecê-la minutos depois entre diversas reunidas em um mesmo lugar. Eram recompensados com um alimento a cada resposta correta. Depois de dois anos de prática, passaram a ter uma média de 75% de acertos nos exames fáces e 40% nos difíceis.

Durante a pesquisa, foram implantados dois sensores nos macacos. Os dispositivos captaram a capacidade de decisão nos animais. Tudo que era pensado era registrado no computador. Durante o momento da escolha no jogo, o equipamento enviava um sinal ao cérebro dos animais, o que melhorava a performance em 10%.

Na última década, cientistas desenvolveram implantes de cérebro que melhoram a visão ou permitem às pessoas deficientes usar o pensamento para controlar próteses ou mover o cursor de um computador. Outros estudos mostraram que o método funciona para desenvolver a memória de roedores.

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário