quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gene recém-descoberto pode tornar tomates mais resistentes a pragas

Pesquisador da Universidade do Estado de Michigan, Anthony Schilmiller, descobriu um gene que pode tornar plantações de tomate mais resistentes a pragas. O pesquisador, também professor de bioquímica e biologia molecular, conseguiu identificar e descrever o primeiro gene que participa da constituição do açúcar acilado, substância essa que ajuda a proteger o fruto de insetos mastigadores.


O açúcar acilado está presente no tricoma (representado na imagem ao lado) do tomate, estrutura constituída por pelos microscópicos que envolvem o corpo do fruto e produz uma série de substâncias que o protegem de pragas. O açúcar acilado é bastante encontrado em tomates silvestres, não comestíveis, tornando-os mais resistentes a pestes.
Com a descoberta do gene, o pesquisador quer agora entender como esse componente é produzido, o que pode ser o primeiro passo para aumentar a sua presença em tomates domesticados. Séculos de técnicas de agricultura do fruto teriam feito com que a quantidade de açúcar acilado diminuísse em tomates cultiváveis. 
"Os tomates hoje cultivados não têm esse componente em quantidade e qualidade suficiente. Entender como os açúcares acilados são feitos é o primeiro passo para  torná-los mais resistentes a insetos mastigadores", diz Schilmiller. Outros integrantes da família solanaceae, como batatas, pimentas e berinjelas, também podem se beneficiar da descoberta.
Fonte: Veja Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário