domingo, 2 de setembro de 2012

Bactéria geneticamente modificada produz combustível


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) manipularam os genes da bactéria ‘ Ralstonia eutropha’ e detectaram que ela seria capaz de produzir um tipo de álcool chamado isobutanol que poderia ser utilizado como um substituto para a gasolina ou um aditivo da mesma.
A bactéria possui um sistema próprio de sobrevivência, quando percebe que suas fontes de nutrientes essenciais, que são os nitratos e fosfatos, está limitado ela entra em um modo de armazenamento, guardando toda a energia em formato de complexos compostos de carbono.  Esses compostos estão disponíveis na forma de um polímero que possui propriedades semelhantes a polímeros derivados do petróleo.

Bactéria  ‘ Ralstonia eutropha’ 

Com a inibição de alguns genes e a inserção de gene de outro organismo, os cientistas conseguiram alterar essa capacidade natural da bactéria que passou a produzir e armazenar combustível ao invés do polímero.
O foco foi conseguir que a bactéria utiliza-se como fonte de carbono o dióxido de carbono. Com as alterações feitas foi possível converter quase toda e qualquer fonte de carbono, o que incluiu resíduos de desperdício agrícola e dejetos, em combustível útil.
Agora, os cientistas estudam a otimização da reação para aumentar a velocidade de produção do isobutanol. Eles também pretendem criar biorreatores com a bactéria para intensificar o processo e alcançar níveis industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário