terça-feira, 14 de agosto de 2012

Prótese de retina ajuda restaurar visão

Uma das causas de cegueira é a degradação da retina, um tecido de trás do olho, responsável por traduzir o sinal de luz em estímulo nervoso. As próteses de retinas testadas até hoje tentavam produzir esse mesmo sinal neural, mas o sucesso era relativo, pois os pacientes ainda não conseguiam reconhecer rostos, por exemplo.

Prótese de retina que consegue traduzir imagem em sinais neurais foi testada usando a imagem do rosto de um bebê. A é a imagem original. B é a imagem após passar pelo software de codificação. C é após ter sido processada pelas células da retina. D é a imagem processada sem codificação.
Prótese de retina que consegue traduzir imagem em sinais neurais
foi testada usando a imagem do rosto de um bebê.
A é a imagem original.
B é a imagem após passar pelo software de codificação.
C é após ter sido processada pelas células da retina.
D é a imagem processada sem codificação.
Segundo Sheila Nirenberg, fisiologista da Escola Médica na Cornell University, esse entrave se deve a falta de codificação desses sinais, dificultando a formação de imagem. A partir disso, ela e seu orientando Chetan Pandarinath, desenvolveram um código, para recuperar parcialmente a visão de ratos.O primeiro passo foi a injeção células nervosas geneticamente modificadas com gene de sensibilidade a luz, encontrados geralmente em algas. E depois a adição dessa codificação. Um microchip processador junto a uma câmera poderiam ser encaixados em um par de óculos. A câmera registra a imagem e o chip codifica a imagem, levando o sinal para as células nervosas.

A pesquisa gerou bons resultados em ratos, espera-se projetá-la para humanos, dentro de um a dois anos, segundo a pesquisadora. 

Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário