terça-feira, 28 de agosto de 2012

DNA contra o câncer


Um estudo americano indica que sequenciar o DNA de tumores de pacientes com câncer pode ajudar a definir quais medicamentos vão e quais não vão fazer efeito no combate à doença. 
Os médicos do Centro do Câncer Memorial Sloan-Kettering, de Nova York, estudaram o caso de um paciente que respondeu bem a uma droga experimental e compararam seu DNA com os daqueles que não tiveram mudanças significativas com o medicamento. Em estudo anterior, médicos notaram que a droga experimental, chamada Everolimus, tinha resultado positivo apenas em uma parcela dos pacientes que participaram da pesquisa. Agora, os cientistas decidiram investigar um desses casos positivos para tentar entender por que ocorreram respostas diferentes.
Os pesquisadores analisaram também, pacientes que tiveram outras respostas ao medicamento, inclusive aqueles com resultados muito modestos após tomarem a droga. Eles encontraram outras características nos genes que, segundo os médicos, seriam o motivo da resistência ao tratamento.
A conclusão, afirmam os cientistas, é que pacientes com mutações específicas no DNA do tumor responderão melhor ao medicamento e isso indica que o sequenciamento genético pode se transformar em uma poderosa arma no tratamento contra o câncer.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário