terça-feira, 3 de julho de 2012

Seringa a laser permite administrar fármacos através da pele de forma indolor


                  Pesquisadores de Portugal desenvolveram uma seringa a laser capaz de administrar fármacos através da pele de forma indolor e segura. A nova tecnologia desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra consiste em uma técnica ativa de permeação de pele, que por meio da utilização de luz laser de baixa intensidade, provoca a abertura reversível dos poros da pele, permitindo a passagem de medicamentos.
                   De acordo com o pesquisador envolvido no projeto Carlos Serpa, a maior vantagem da nova seringa em relação ao método convencional administração de fármacos por meio de injeções reside no fato de a nova tecnologia ser "indolor, segura e reversível e de fácil utilização".
                Por enquanto, ainda não se sabe em que procedimentos médicos a nova seringa poderá ser utilizada.
              "Nossos alvos prioritários são as aplicações dermatológicas. Nestes campos existem vários tratamentos em que é necessário assegurar que uma elevada concentração de medicamento atinja a derme em poucos minutos, algo que já provamos ser possível com a nossa metodologia", diz Serpa. O pesquisador destaca ainda que o objetivo da equipe é também aplicar a tecnologia na vacinação, onde é "particularmente importante, pois a vacinação de crianças é usualmente feita por intermédio de injeções, provocando dor e temor".
             Após uma fase de desenvolvimento tecnológico, de prova de conceito, da construção de um primeiro protótipo e da apresentação de uma patente, o grupo de investigadores busca parcerias para produção industrial da seringa a laser. Vencida esta fase, a tecnologia poderá ser testada em ensaios clínicos com humanos. Como forma de explorar comercialmente a tecnologia, os pesquisadores criaram a empresa Laser Leap. A expectativa é que a seringa a laser chegue ao mercado dentro de um ano.

 Fonte: ISaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário