segunda-feira, 9 de julho de 2012

Proteína sintética ativa o sistema imunológico em duas horas

Pesquisadores da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, descobriram que uma proteína sintética é capaz de ativar o sistema imunológico em duas horas, permitindo assim que o vírus da gripe seja combatido antes mesmo que seus sintomas se manifestem.
Anteriormente, a proteína EP67 era utilizada como um complemento em outros medicamentos para ativar a resposta imune, mas os cientistas descobriram que ela era capaz de funcionar sozinha.
Segundo Joy Philips, que lidera a pesquisa, "O vírus da gripe se ' esconde' muito facilmente e impede que o sistema imunológico o detecte por alguns dias até que os sintomas apareçam. Nosso estudo mostrou que a introdução de EP67 no organismo dentro de 24 horas após a exposição ao vírus da gripe levou o sistema imune a reagir quase imediatamente à ameaça, bem antes do que o corpo reage normalmente".
A proteína não atua sobre o vírus, mas sim no próprio sistema imunológico, dessa maneira não importa qual é a estirpe da gripe, ela atuará da mesma maneira. Assim, acredita-se que a proteína também possa ser capaz de combater outras doenças respiratórias e infecções causadas por fungos.
"Quando você descobre que você foi exposto à gripe, os únicos tratamentos disponíveis apontam diretamente para o vírus, mas eles não são confiáveis e muitas vezes o vírus desenvolve resistência. EP67 poderia ser aplicada quando uma pessoa sabe que foi exposta ao vírus, melhorando a resposta do organismo ao patógeno”, observa Phillips.
A equipe testou a proteína em camundongos infectados com a gripe e constatou que os camundongos que receberam uma dose de EP67 dentro de 24 horas da infecção não ficaram doentes ou tão doentes como os que não receberam a dose.
Nos camundongos o nível da doença é medido pela perda de peso. Um camundongo infectado pelo vírus perde cerca de 20% do seu peso, os ratos tratados com EP67 perderam cerca de 6%. Mas o mais importante é que camundongos tratados com a proteína que receberam doses letais do vírus da gripe não morreram.
A próxima etapa é verificar o efeito da proteína na presença de outros agentes patogênicos e avaliar como ela atua dentro das diferentes células do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário