domingo, 15 de julho de 2012

Mutação Genética é Eficiente Contra Alzheimer


       Cientistas islandeses descobriram uma mutação genética que pode prevenir contra o Mal de Alzheimer e o comprometimento cognitivo causado pelo envelhecimento. Esses cientistas fizeram um estudo com 1.795 islandeses e descobriram uma mutação no gene APP, que reduziria em até 40% a formação da proteína amiloide em idosos saudáveis.

        Essa proteína é uma substância insolúvel que se acumula no cérebro dos pacientes formando placas e é responsável pela aparição do Alzheimer, o qual está presente e é sofrida por um quarto das pessoas com idade superior aos 60 anos. Dessa forma, esta mesma mutação reduziria a deterioração cognitiva dos idosos sem Alzheimer, por isso os pesquisadores acreditam que os dois transtornos compartilham dos mesmos mecanismos.

     Até o momento, os cientistas descobriram 30 mutações no gene APP, 25 das quais se consideram causadoras da doença em idades avançadas, mas esta é a primeira vez que se detecta uma mutação relacionada com a aparição do Alzheimer em idosos. Assim, segundo um dos pesquisadores, “esta mutação representa o primeiro exemplo de uma alteração genética que confere uma proteção forte contra o mal de Alzheimer”, já que mais de 5% dos maiores de 60 anos sofrem de algum tipo de doença e, em dois terços dos casos, se trata de Alzheimer.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário