sábado, 7 de julho de 2012

Cabras transgênicas como biorreatores

   Há um ano você leu aqui no Descomplicando a Biotec sobre a possibilidade de usar animais - cabras, coelhos, vacas - geneticamente modificados para produzir e liberar algumas proteínas complexas em seu leite e, recentemente, mais um avanço foi feito na atividade.
    Sob a coordenação do professor e médico veterinário Vicente José Freitas, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Academia de Ciências da Rússia, em Fortaleza, obtiveram sucesso na produção de cabras e bodes geneticamente modificados para produzir a proteína hG-CSF, estimulante de colônia de granulócitos humanos - células de defesa do corpo -,  muito usada no tratamento de doenças imunológicas, principalmente relacionadas ao uso de quimioterapia.
      O medicamento é secretado no leite das cabras que, uma vez coletado, tem tal substância retirada e purificada para figurar o conteúdo de ampolas que, atualmente no mercado, custam cerca de 500 reais cada.
     Cada mililitro de leite possui cerca de 630 microgramas de hG-CSF, o equivalente a quase duas ampolas para o tratamento, que geralmente é feito com 14 ampolas. Isso significa que, extrapolando a taxa de recuperação de substância do leite para 100%, seriam necessários apenas 7 ml de leite para completar um tratamento. 
   A utilização de biorreatores, como são chamados tais animais, torna a produção do medicamento muito mais viável economicamente, o que possibilita o barateamento do produto. No entanto, o medicamento ainda está em fase de testes para seu lançamento no mercado.


Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário