domingo, 29 de julho de 2012

Água-viva artificial construída a partir de células de ratos.


Bioengenheiros criaram uma água-viva artificial utilizando-se de silicone e células musculares provenientes de corações de ratos. A criatura sintética, apelidada de Medusoid(o que em português seria: Medusóide), assemelha-se a uma flor de 8 pétalas que, quando submetida a um campo elétrico pulsa e nada exatamente como uma água-viva real.


“Morfológicamente nós temos uma água-viva. Funcionalmente nós temos uma água-viva. Geneticamente esta coisa é um rato.” Diz Kit Parker, um biofísico da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, que liderou o trabalho.

O laboratório de Parker trabalha na criação de modelos artificiais de tecidos cardíacos humanos para regeneração de órgãos e testes de drogas, e sua equipe construiu a Medusoid como uma maneira de compreenderem “as leis fundamentais de pulsos(bombeamento) musculares”. Isso é uma aproximação da engenharia com a ciência básica: provar o que você identificou com os principios certos através da construção de algo com a utilização destes.

Em 2007, Parker estava à procura de novas maneiras de estudar as pulsações musculares quando visitou o New England Aquarium em Boston, Massachusetts. "Eu vi a água-viva se exibir, e isso me deu uma idéia instantaneamente," ele disse. "Eu pensei: Eu sei que sou capaz de construir aquilo.". Para realizar isto, ele recrutou John Dabiri, um bioengenheiro que estudou propulsão biológica na California Institute of Technology(Caltech) em Pesadena. "Eu o agarrei e disse: 'John, eu acho que posso construir uma água-viva. ' Ele não sabia quem eu era, mas eu estava muito animado e agitando os braços, e acho que ele estava com medo de dizer não."

Janna Nawroth, uma estudante de graduação de Caltech que realizou a maioria dos experimentos, iniciou o processo pelo mapeamento de cada célula do corpo das juvenis Medusa-da-lua(Aurelia aurita) para entender como elas nadavam. Seu corpo em forma de sino consiste de uma única camada de músculos, com fibras que são fortemente alinhados em torno de um anel central e ao longo de oito raios.
Para fazer as batidas do corpo para baixo, sinais elétricos se propagam através do músculo em uma onda suave "Como quando você atira uma pedra na água", diz Parker. "É exatamente o que você vê no coração. Minha aposta é que para obter uma pulsação muscular, a atividade elétrica tem que se espalha como a parte de frente de uma onda."

Forma e Função

Nawroth criou uma estrutura com as mesmas propriedades de crescimento de uma única camada de músculo cardíaco de rato em uma folha padronizada de polidimetilsiloxano. Quando um campo elétrico é aplicado em toda a estrutura, o músculo contrai rapidamente, comprimindo o Medusóide e imitando curso uma água-viva. O silicone elástico, em seguida, puxa a parte de trás Medusóide à sua forma original plana, pronto para o curso seguinte.

Quando colocado entre dois eletrodos na água, o Medusóide nadava como uma água-viva real. Ele ainda produziu correntes de água semelhantes a aquelas que levam as partículas de alimento na boca água-viva. "Nós pensamos que, se somos realmente bons nisso, vamos recriar esse vórtice; E nós o fizemos", diz Parker. "Pegamos um rato separado e o reconstruimos como uma água-viva."

"Eu acho isso é ótimo", diz Joseph Vacanti, um engenheiro de tecidos no Massachusetts General Hospital em Boston. "É uma demonstração poderosa de sistemas de engenharia de quiméricos de componentes vivos e não vivos."

Parker diz que sua equipe está levando a biologia sintética para um novo nível. "Normalmente, quando falamos de formas sintéticas de vida, compreende-se que alguém vai pegar uma célula viva e colocar novos genes dentro. Nós construímos um animal. Não se trata apenas de genes, mas sim sobre a morfologia e função. "

A equipe agora planeja construir uma Medusóide usando células cardíacas humanas. Os pesquisadores entraram com pedido de patente para usar seu design, ou algo similar, como uma plataforma para testar drogas. "Você tem uma droga para coração?", Diz Parker. "Deixe-me colocá-la em minha água-viva, e eu vou te dizer se ela pode melhorar o bombeamento cardíaco."




Nenhum comentário:

Postar um comentário