sábado, 9 de junho de 2012

Nanopartículas inibem 100% de metástases linfáticas em ratos

Segundo uma equipe de estudos formada por cientistas da Universidade de Navarra em colaboração com o Centro de Pesquisa do Câncer de Salamanca, espanhóis descobriram uma forma promissora de tratamento com nanopartículas que inibe 100% das metástases linfáticas em ratos com linfoma de manto.
O tratamento consiste em nanopartículas lipídicas carregadas do fármaco anti-tumoral edelfosina, que é administrado via oral. Estas nanopartículas permitem que o fármaco seja ativado somente nas regiões selecionadas afetadas, destruindo as células tumorais, e, garantem o efeito liberativo de maneira sustentada, se acumulando nos gânglios linfáticos.
O fármaco apresenta baixa toxicidade e por seu meio de administração via oral e não intra venoso como é o caso da quimioterapia, o paciente não precisaria ficar hospitalizado.
A comprovação da eficácia desses nanossistemas terapêuticos foi através de  testes em ratos com linfoma de manto, uma doença atualmente incurável e cuja evolução é variável em cada paciente, embora a média de sobrevivência seja de três a quatro anos.
As nanopartículas do fármaco têm a mesma eficácia de efeito terapêutico quando são administradas a cada quatro dias que o fármaco convencional diário. Além disso, a capacidade antimetastática das nanopartículas com edelfosina é de 100%, enquanto a do fármaco convencional é de 50%.
Estes resultados permitem uma vasta ampliação no campo de visão e na pesquisa e desenvolvimento de novas formas eficazes e seguras no tratamento do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário