sábado, 19 de maio de 2012

Vacinas do futuro


Vários estudos estão sendo iniciados para a criação de novas vacinas, pretendendo-se utiliza-las em um futuro bem próximo.  Em Cuba, por exemplo, já se utiliza uma vacina contra o cancer de pulmão e já está sendo estudada uma outra contra tumores na próstata. Até o alcoolismo está na mira de alguns pesquisadores.
Em  Londres,  Jan Nilsson, da universidade sueca de Lund, e  Prediman K. Shah, diretor da divisão de Cardiologia do Instituto Cedars-Sinai, em Los Angeles, estudam a criação de uma vacina que previna ataques cardíacos, que evite a aterosclerose, doença progressiva causada pelo acúmulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos.
Shah também desenvolveu um projeto em 2005, que ainda está em desenvolvimento, onde cientistas descobriram uma população que possui um gene mutante,  chamado de  A-1-Milano. Este gene produz um colesterol bom que protege a parede dos vasos sanguíneos contra o acumulo de gorduras. Modificou-se um vírus em laboratório para que ele carregasse o gene mutante, e posteriormente o vírus foi injetado em ratos e implantou o gene no DNA nos animais, que começaram a produzir a proteína do A-1 Milano.
Mas, atualmente, a grande meta da medicina é a prevenção da aids, através da criação de uma vacina. Alguns estudos já foram iniciados e os primeiros testes em camundongos deram resultados positivos. O próximos passo é testar a injeção em macacos rhesus, geneticamente muito mais parecidos com o ser humano e que podem ser infectados com a aids símia.
Tal pesquisa está sendo realizada na USP, liderada por Edecio Cunha Neto. Ele explica que o projeto usa fragmentos do DNA do vírus e os coloca em outros vírus atenuados que já são usados em vacinas (o da febre amarela, o adenovírus e o próprio vaccínia), o que o professor espera que aumente a resposta imunológica nos primatas.
Os cientistas vão testar todos esses vírus e tentar descobrir qual dá a melhor resposta. "Hoje a gente acredita que a melhor resposta vá surgir por combinação de vários vetores vacinais diferentes. Vai ser a nossa porta para identificar qual é a combinação que vamos precisar para ter a melhor resposta de todas".
Mas, até que estas vacinas cheguem aos humanos, vai levar tempo e muito dinheiro.

para saber mais, acesse:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5753665-EI8147,00-Vacinas+do+futuro+prometem+prevenir+de+derrame+a+alcoolismo.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário