quarta-feira, 30 de maio de 2012

Saúde de recém-nascidos é melhorada com vacina para gripe

Um relatório publicado na edição de junho do periódico American Journal of Public Health mostrou que vacinas para gripe administradas em gestantes ajudou na saúde do recém-nascido, mesmo antes do seu nascimento. O estudo foi feito com 55.570 mães de um único filho, sendo que 23.340 destas receberam a vacina durante a gestação, entre novembro de 2009 e abril de 2010.
Essa análise mostrou que as mães que receberam a vacina contra H1N1, tiveram menos partos prematuros, óbitos fetais e recém-nascidos com tamanho inferior ao normal. Após levar em contas os outros fatores, como a idade da mãe, tabagismo e hipertensão, foi possível concluir que o risco do parto ocorrer antes da 32ª semana de gestação foi 27% menor em mães vacinadas do que as não-vacinadas, e o risco de óbito fetal foi 34% menor.
A autora do estudo, Deshayne B. Fell, epidemiologista da Better Outcomes Registry & Network, de Ottawa, afirmou que a vacina é segura e eficaz, além de não trazer efeitos colaterais para o feto. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomendam que a vacina contra a gripe seja dada em todas as gestantes.

Para ler mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário