quinta-feira, 24 de maio de 2012

Probióticos auxiliam a combater efeito colateral de antibióticos

Uma meta-análise publicada semana passada no periódico The Journal of the American Medical Association mostrou que os microrganismos probióticos, que oferecem benefícios a saúde humana, também são capazes de reduzir um efeito colateral do uso de antibióticos, a diarreia.
Essa análise foi feita com 82 estudos diferentes e mostrou que os probióticos encontrados principalmente em iogurtes são capazes de reduzirem em até 42% taxa de diarreia associada ao uso de antibióticos. Os estudos utilizaram pacientes de todas as faixas etárias e que faziam uso dos mais variados antibióticos.
Entretanto, o estudo não mostrou um probiótico que tivesse uma eficácia maior que os outros, nem marcas de iogurtes que melhor auxiliariam no tratamento à diarreia. Grande parte dos estudos nem documento qual a cepa de probiótico que estava sendo testada. Além disso,os probióticos pode causar efeitos colaterais graves, mas nenhum desses estudos relatou esses efeitos.
De acordo com a coautora do projeto e pesquisadora da RAND Corp., Sydne J. Newberry, o estudo não mostra se é melhor usar determinado tipo de probiótico e que deve-se trabalhar muito mais ainda para que essa afirmação possa ser feita.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário