sexta-feira, 4 de maio de 2012

Benefícios da atividade física

Em relatório foi publicado na edição do dia 24 de abril do periódico Neurology e envolveu 716 pessoas com idade média de 82 anos e sem deficiência cognitiva. Todos usaram actígrafos de pulso – dispositivo que mede o movimento – por aproximadamente 10 dias para estabelecer o nível de atividade física diária. Durante os quatro anos seguintes, 71 participantes desenvolveram Alzheimer.

Pesquisadores descobriram que a probabilidade de os participantes que estavam entre os 10 por cento menos ativos desenvolverem Alzheimer mais que dobrava em relação aos 10 por cento mais ativos. A associação se manteve mesmo após os pesquisadores levarem em consideração idade, gênero, escolaridade, doenças vasculares, depressão e frequência de atividades sociais.
O Dr. Aron S. Buchman, principal autor do estudo, afirmou que estudos com animais também descobriram que a melhoria do ambiente, incluindo a atividade física, protege contra a deterioração cognitiva – possivelmente devido ao aumento do tamanho dos vasos sanguíneos e do número de neurônios no cérebro.
"Não medimos apenas a atividade física, mas qualquer atividade realizada no período de 24 horas", afirmou Buchman, que é professor adjunto de ciências neurológicas do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago. "Mesmo as pessoas muito idosas, que não conseguem participar de exercícios formais, podem se beneficiar."

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário