segunda-feira, 7 de maio de 2012

Falta de exposição ao sol pode causar miopia

A troca das atividades ao ar livre por outras em ambiente fechado, assim como estudo na sala de aula estão relacionados com o alto índice de miopia, considerando que nove entre dez jovens asiáticos prestes a se formar no ensino médio são míopes.
Segundo os autores da pesquisa o aumento da leitura e escrita, fatores genéticos não podem ser condenados a tendência do desenvolvimento da miopia como prega o senso comum, mas sim, condições ambientais, como a falta de exposição solar.
A dopamina é uma substância que previne a miopia, evitando que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular. A luz brilhante estimula a liberação da dopamina, e, consequentemente a exposição a luz solar previne a ocorrência da miopia.
Os estudantes de Cingapura propriamente ditos como nove em dez míopes passam apenas trinta minutos ao ar livre. Já os estudantes australianos afetados por miopia correspondem a apenas 10%, dados que podem ser ratificados pela exposição solar de três horas.
As crianças asiáticas são mais afetadas pelo fato que vão a escola, na qual não estarão em contato com o ambiente externo,e, subsequente as aulas vão para suas casas e não saem. A cultura é de ficarem confinados estudando e assistindo televisão, como explicam cientistas.
China, Taiwan, Hong Kong, Japão, Cingapura e Coréia do Sul são as localidades mais afetadas(entre 80-90%) por jovens com miopia que estão prestes a deixar a escola. Dentre estes com a incidência, de 10 a 20% sofrem de alta miopia, podendo ficar cegos.
No entanto, os cientistas tranquilizam aos que gostam de estudar e ler muito que não estão em risco imediato. É preciso estar entre duas a três horas em ambientes externos por dia, não importando o quanto se estude. É possível e necessário conciliar a exposição a luz solar com as atividades escolares, sem que nenhum dos dois fatores sejam comprometidos.

Clique aqui para a notícia completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário