sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mini sensor magnético mede atividade no interior do cérebro humano


Cientistas do National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um sensor magnético capaz de medir a atividade do cérebro humano.
O dispositivo tem potencial para aplicações biomédicas, tais como o estudo de processos mentais e para facilitar o entendimento de doenças neurológicas.
O sensor pode ser alimentado por baterias e poderá reduzir os custos de medições biomédicas não invasivas, como o monitoramento dos batimentos cardíacos fetais.
No novo trabalho, a equipe usou o sensor para medir as ondas alfa no cérebro associadas com o ato de uma pessoa abrir e fechar os olhos, bem como sinais resultantes da estimulação da mão.
As medições foram verificadas comparando os sinais gravados por um SQUID (dispositivo quântico supercondutor de interferência), considerado o "padrão ouro" para tais experimentos. O novo mini sensor é ligeiramente menos sensível, mas tem o potencial para um desempenho comparável ao oferecer vantagens em portabilidade, tamanho e custo.
Os resultados do estudo indicam o mini sensor pode ser útil na magnetoencefalografia (MEG), procedimento não invasivo que mede os campos magnéticos produzidos pela atividade elétrica no cérebro.
MEG é utilizada para a pesquisa básica sobre os processos perceptivos e cognitivos em indivíduos saudáveis, bem como triagem de percepção visual em recém-nascidos e mapeamento da atividade cerebral antes da cirurgia para remover tumores ou tratar a epilepsia.
"Estamos nos concentrando em criar sensores pequenos e de baixo custo. Ao desenvolver um sistema barato, podemos permitir que cada hospital tenha vários dispositivos para verificar a presença de lesões cerebrais traumáticas nos pacientes", afirma o coautor da pesquisa Svenja Knappe.

Fonte

2 comentários:

  1. Olá,

    Saberia dizer como é possível adquirir sensores deste modelo, para serem feitos experiencias em Sistemas Eletrônicos/Software?

    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José,
      Infelizmente nós não temos essa informação. A notícia foi retirada dessa fonte : http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/27167/ciencia-e-tecnologia/sensor-magnetico-minusculo-mede-atividade-no-interior-do-cerebro-humano

      Excluir