segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entender para produzir


A recente descoberta de uma enzima melhorou o entendimento sobre como as plantas produzem moléculas com potente propriedade medicinal. Pesquisa liderada por Kazuki Saito e Toshiyuki Muranaka do RIKEN Plant Science Center em Yokohama, Japão.
As plantas do gênero Glycyrhiza tem grande valor medicinal, apesar de ser famosa por fazer parte do alcaçuz. Essa planta tem um linha de produção complexa de uma enzima chamada glicirrizina, um adoçante potente, mas que também atua como agente altamente eficaz anti-inflamatória e anti-viral. O processo de produção dessa molécula não é completamente conhecido. Atualmente, existe uma pesquisa particularmente interessada em enzimas conhecidas como citorcomo P450 mono-oxidase. Em um estudo prévio, preparou-se uma larga biblioteca de sequências de DNA de genes expressos pela Glycyrrhiza para identificar P450 não caracterizadas, previamente. Realizou-se um ensaio funcional em que várias dessas P450s seriam expressas em células de cultura, para que se pudesse identificar enzimas que atuam na produção de intermediários específicos da fabricação da glicirrizina.
Identificou-se uma proteína, CYP72A154, que reconhece um dos primeiros intermediários da glicirrizina como substrato. Esta enzima parece realizar um sequência de reações de oxidação sobre esse composto, de forma bastante eficaz. Para confirmar o processo, testou-se a molécula, a co-expressando com outras enzimas conhecidas, por meio de biologia sintética e Maranaka afirmou que conseguiram produzir biotecnologicamente o ácido glicirretínico, intermediário da glicirrizina. 
Essa demonstração da biossíntese parcial da glicirrizina representa um passo importante na direção certa. Mesmo que essa molécula seja facilmente purificada a partir de plantas de alcaçuz, os cientistas se vêem forçados a usar métodos de produção sintética, pois existe um risco potencial de escassez de recursos naturais da glicirrizina e ainda, a China, que é fornecedor dominando do alcaçuz, está estabelecendo restrições à exportação da planta.
Apesar do processo de produção da Glicirrizina não estar totalmente elucidado, os pesquisadores estão animados com as novas descobertas e acreditam que a descoberta de como as plantas superiores evoluíram os sistemas de produção desses compostos complexos podem ajudar no entendimento da fabricação dos mesmos.

Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário