sábado, 28 de abril de 2012

Declínio mental pode ser retardado com a alimentação correta


Estudos americanos afirmaram na última quinta-feira (26) que mulheres que consomem grande quantidade de morangos e blueberries (mirtilo) sofrem, com o avançar da idade, um declínio mental mais lento, comparado com mulheres que consomem poucos alimentos com flavonóides.

Uma pesquisa realizada com 16 mil mulheres, que responderam questionários regulares sobre seus hábitos alimentares de 1976 a 2001, mostrou que as que comiam mais frutas ricas em flavonóides atrasaram o declínio cognitivo em até 2,5 anos. De acordo com os Anais de Neurologia, a cada dois anos, de 1995 a 2001, os pesquisadores mensuravam as funções mentais de pessoas com mais de 70 anos.


"Nossas descobertas têm implicações significantes para a saúde pública, já que aumentar a ingestão de frutas vermelhas é uma modificação bastante simples para testar a proteção da cognição em adultos mais velhos", afirmou Elizabeth Devore, médica do Hospital Brigham and Women e da Escola de Medicina de Harvard em Boston, Massachusetts.

Flavonóides são encontrados em frutas cítricas, vinho tinto, chás, cebolas, açaí, cacau, barbatimão e maçãs, além das frutas vermelhas. Além de terem ação no retardamento do declínio mental, têm ação anti-hemorrágica, hormonal, anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer.

"O atual estudo mostra que mulheres que consumiram mais flavonóides, especialmente frutas vermelhas, tiveram um declínio cognitivo mais lento com o passar do tempo do que mulheres com menor ingestão", destaca Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde Judaico de North Shore-Long Island, em Nova York. E conclui: "Aumentar nosso consumo de frutas e vegetais é uma das melhores formas de viver uma vida saudável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário