quinta-feira, 19 de abril de 2012

Câncer de mama reúne 10 diferentes tumores


O câncer de mama reúne dez subtipos de tumores diferentes entre si, descoberta que representa um grande avanço para os tratamentos personalizados contra a doença, dados resultantes de um pesquisa da Universidades de Cambridge e British Columbia que conseguiram identificar dez subtipos de câncer de mama, assim como algumas das diferenças genéticas e moleculares entre os mesmos.
"O câncer de mama não é só uma doença, mas dez doenças distintas, realmente diferentes entre si a partir do ponto de vista clínico e biológico, já que nelas intervêm diferentes genes. Isto representa uma perspectiva completamente nova de olhar o câncer", diz professor.
Os pesquisadores encontraram dezenas de genes envolvidos no câncer de mama desconhecidos até agora, o que poderia servir como novo caminho para o tratamento no futuro.A descoberta sobre estes genes e o das classes de tumores nas quais estão envolvidos servirá para elaborar tratamentos personalizados - consistentes em avaliar fatores como a informação genética, os antecedentes familiares e o histórico clínico do paciente - para cada tipo de câncer de mama.Entre os dez subtipos descobertos, um desconhecido até agora chama a atenção dos pesquisadores, já que todos os indícios apontam que o sistema imune seja capaz de reconhecer a presença da doença e tentar combatê-la.
"Surpreendentemente, neste caso observamos uma atividade interessante dos linfócitos, o que sugere que o sistema imune provavelmente reconhece estes tumores e reage contra eles. Se pudéssemos investigar por que nestes tumores o sistema imune é ativado, poderíamos tentar encontrar formas para estimular o sistema imunológico para combater outros tipos de câncer de mama", afirmou o pesquisador.
Em nível biológico, as pesquisas serão muito mais precisas, porque é "impossível" para uma só equipe abranger toda a tipologia, opinou o médico, cujo laboratório vai se centrar em uma e duas classes de tumores.Embora não descarta que exista algum tipo adicional além dos dez identificados, eles acreditam que estes são os principais e que, a partir de agora, os pesquisadores encontrarão as ramificações de cada um deles.
Para Mais: Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário