sexta-feira, 2 de março de 2012

Tratar sinusite com antibiótico nem sempre é necessário

Pesquisadores da Universidade de Washington mostraram que nem sempre é necessário tratar com antibióticos os pacientes com sinusite, já que em estudo feito, um placebo mostrou ter efeitos da mesma forma.

O experimento foi realizado com 166 pessoas adultas, onde um grupo era tratado com o antibiótico amoxicilina e o outro com um placebo, ambos ministrados três vezes ao dia. Os pesquisadores registraram e comparam os sintomas apresentados pelos dois grupos no terceiro, sétimo e décimo dia do tratamento.

O estudo não apresentou, entre os dois grupos, diferença significativa em relação ao desempenho no trabalho e nas atividades diárias, aos efeitos colaterais do tratamento, a satisfação com o mesmo, nem em relação a melhora nos sintomas, a não ser no sétimo dia, onde 74% dos pacientes tratados com amoxicilina apresentaram melhoras, enquanto 56% dos que tomaram placebo.

Esses resultados mostram a possibilidade de nem todos os pacientes sofrerem de sinusite bacteriana, já que o diagnóstico foi clínico e não laboratorial. A principal autora do estudo, Jane M. Garbutt,  espera que os médicos passem a conversar com seus pacientes sobre a necessidade de se evitar o tratamento com antibióticos, a não ser em casos comprovados de sinusite bacteriana.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário