quinta-feira, 1 de março de 2012

Tecnologia de feixes iônicos é usada na criação de leveduras fermentadoras

Feixes de íons pesados produzidos pela RIKEN Ring Cyclotron, localizada na RI Beam Factory, têm feito contribuição decisiva no processo de produção de bebidas alcoólicas.

A Equipe de Biologia Radioativa no Centro Nishina para Ciência Baseada na Aceleração, em colaboração com o Centro Tecnológico Industrial de Saitama, a Saitama Sake e a Associação de Produtores de Shochu, tem usado os feixes iônicos para produzir uma nova levedura fermentadora. A levedura está sendo usada agora para produzir vários tipos de saquê pelos produtores locais em Saitama.

Os feixes iônicos têm aplicação na geração de novas variedades de plantas. Já que os feixes de íons pesados induzem à mutagênese - processo que resulta na mutação - mais rapidamente do que em outras técnicas, eles são capazes de produzir novas variedades de plantas em apenas alguns anos. Usando essa tecnologia, criada no Japão, o líder da Equipe de Biologia Radioativa, Tomoko Abe, já desenvolveu uma numerosa variedade de plantas novas, incluindo dálias, petúnias, arroz resistente a sais e arroz de alta produção. A mais recente variedade desenvolvida pela equipe de Abe é um novo tipo de flor de cerejeira que pode florescer durante o ano inteiro.

O artigo inteiro (em inglês) pode ser conferido clicando-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário