quinta-feira, 15 de março de 2012

Planta auxilia no tratamento de inflamações em peles sensíveis

A planta Physalis angulata, também conhecida como camapu, juá, balãozinho ou saco de bode, demonstrou potencial de ajudar pessoas que possuem a pele sensível ou intolerante a cosméticos, que podem desenvolver dermatites.

Em pesquisa realizada pela empresa Chemyunion Química, com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), o extrato concentrado da planta mostrou ter efeitos anti-inflamatórios equivalente à da hidrocortisona, sem os efeitos adversos desta. O uso prolongado de hidrocortisona prejudica a formação do colágeno, deixando a pele mais fina e suscetível a lesões.

Para realizar a extração dos princípios ativos da P. angulata, a indústria cosmética faz uso de solventes como água, álcool etílico, propilenoglicol ou butilenoglicol. "O problema é que essas substâncias permanecem no extrato final e podem causar efeitos indesejados. O álcool, por exemplo, resseca a pele", disse Marco Antônio Polezel, diretor industrial de Chemyunion.

Para driblar esse problema, a empresa utilizou um método pouco comum: a extração com dióxido de carbono supercrítico. Esse método consiste em aumentar muito a pressão do CO2, fazendo com que ele fique em um estado nem líquido nem gasoso, chamado de supercrítico. A seguir, esse fluido é injetado nos reatores de extração, onde penetra as células da planta e retira os ativos. Depois, a pressão é abaixada e o dióxido de carbona volta ao estado gasoso, sobrando somente os ativos, que são coletados.

O problema dessa extração é o preço, já que o extrato vegetal normal custa em torno de 4 reais e, por esse método, acaba custando 170 ou até mais. Entretanto, esse extrato não apresenta os efeitos indesejados que os outros apresentam, podendo ser utilizados livremente na indústria cosméticas, principalmente para as pessoas que possuem pele sensível aos outros extratos.

O extrato já está sendo comercializado no Brasil, com o nome de Physavie, e cerca de dez empresas nacionais e estrangeiras já estão testando ou lançando cosméticos com ele incorporado.


Para ler o artigo completo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário