sexta-feira, 16 de março de 2012

Pesquisadores desenvolvem um novo candidato para diesel mais limpo, ecológico e renovável

Uma classe de compostos mais conhecidos pela fragrância e sabor podem um dia ser base de um combustível mais limpo e renovável para encher o tanque de caminhões e automóveis. Pesquisadores do Department of Enegy's Joint Bioenergy Institute (JBEI) desenvolveram uma bactéria Escherichia coli (E. coli) para gerar quantidades significativas de compostos metil-cetona da glicose. Em testes subsequentes, essas metil-cetonas produziram com um número alto de cetonas - uma cotação do diesel comparável à octanagem da gasolina - fazendo-as fortes candidatas para a produção de combustíveis avançados.

"Nossas descobertas adicionam à lista de combustíveis naturais que podem servir como biocombustíveis, que significa uma maior flexibilidade e opções para a indústria de biocombustíveis", diz Harry Beller, uma microbiologista do JBEI que lidera o estudo. "Nós estamos espcialmente motivados pela nossa descoberta que é possível aumentar a produção da metil-cetona da E.coli em mais de 4000 vezes com um pequeno número de modificações genéticas.

"Para a produção de metil-cetona, fizemos duas modificações mais importantes na E.coli", diz Beller. "Primeiro modificamos etapas específicas da beta-oxidação, a via metabólica usada pela E.coli para quebrar ácidos-graxos, e então melhoramos a expressão da proteína produzida pela E.coli chamada FadM. Essas duas modificações combinadas resultaram na grande melhoria da produção de metil-cetonas.

Para o próximo passo, Beller e seus parceiros vão focar o aumento de produção e otimização das propriedades do combustível de metil-cetona por meio da modulação de sua composição com respeito ao tamanho e grau de insaturação.

Fonte: Physorg.com (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário