terça-feira, 27 de março de 2012

É identificado alvo para o tratamento da calvície masculina


Cientistas americanos identificaram uma proteína relacionada ao afinamento do folículo capilar e à perda de cabelos.
A testosterona e os fatores genéticos exercem papel fundamental no processo de perda dos cabelos, já que provocam intensa diminuição dos folículos capilares. Em estudos realizados na Universidade da Pensilvância, Estados Unidos, foram analisados os genes que são ativados durante essa perda de cabelos. A partir de tais estudos, notou-se que os níveis da chamada prostaglandina D sintetase são altos nas células dos folículos capilares encontrados nas regiões de calvície do couro cabeludo e, portanto, atribuíram essa proteína-chave ao processo de perda de cabelos. A inibição do crescimento é dada a partir do momento em que a proteína se liga a um receptor localizado na célula do folículo capilar.
Foram feitos testes clínicos com camundongos, os quais foram criados para ter altos níveis de proteínas e acabaram ficando completamente calvos. Além dos testes em ratos, cabelos humanos transplantados pararam de crescer ao receber a proteína.

Os estudos serviram para mostrar a relação entre a proteína prostaglandina D e a inibição do crescimento capilar, ou seja, o alvo do tratamento para a calvície masculina. Logo, isso pode servir como base para futuros estudos e tratamentos, ou até mesmo auxiliar no aprimoramento de drogas que seguem esse caminho e já estão sendo desenvolvidas. Os pesquisadores afirmaram que a próxima etapa é procurar compostos que afetam o receptor da célula do folículo capilar e também pesquisar se o bloqueio de tal receptor poderia reverter a calvície ou apenas preveni-la.

Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário