quinta-feira, 22 de março de 2012

Criado polímeros que se autoconsertam

Cientistas da Universidade da Califónia criaram dois novos tipos de material que voltam a se ligar autonomamente depois de serem totalmente rompidos.
Esse processo de 'autoconserto' funciona de forma tão simples quanto colar e descolar as duas metades de um velcro e não deixa nenhuma cicatriz no material.
Hidrogéis ou hidrogeles, como são chamados, consistem em longas cadeias de moléculas de polímeros que formam uma espécie de geleia flexível, parecida com os tecidos moles do corpo humano.
Modelo de como os polímeros se comportam na reconstrução
Eles têm sido explorados, por exemplo, na fabricação de músculos artificiais que imitam as células musculares humanas e até de um sistema circulatório artificial.
Mas, até agora, ninguém havia conseguido produzir um hidrogel que conseguisse reconstruir as ligações entre as cadeias de suas moléculas depois que um corte é introduzido, o que vinha limitando suas aplicações práticas.
A pesquisadora Shyni Varghese e seus colegas da Universidade da Califórnia superaram essa limitação usando o que eles chamam de "cadeia lateral suspensa", moléculas que se estendem como se fossem dedos da "mão" que representa a estrutura principal do hidrogel.
Depois que as duas partes do hidrogel cortado são postas em contato novamente, esses "dedos" se entrelaçam, reconstruindo o polímero.
As possibilidades de aplicação dessa capacidade de autoconserto são inúmeras, começando por suturas médicas, selantes industriais ou peles artificiais para robôs.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário