domingo, 25 de março de 2012

Criado plástico morfológico que muda de textura

Existem plásticos dos mais diversos tipos: de totalmente flexíveis a muito rígidos, de totalmente transparentes a totalmente opacos.
Mas, uma vez fabricados, eles mantêm suas características próprias até sua decomposição.
Agora, engenheiros da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de fabricar um plástico que, depois de pronto, se altera conforme a necessidade.
A alteração é induzida eletricamente, ou seja, dependendo da tensão aplicada ao polímero, ele assume uma textura diferente.
Representação da mudança de rugosidade da superfície do plástico.
O primeiro exemplo desse plástico morfológico é um material que muda sua textura, passando de liso a rugoso, e vice-versa.
Isto permitirá, por exemplo, a construção de pisos para veículos, que fiquem lisos para facilitar a colocação das cargas, e depois passem a apresentar uma rugosidade, para impedir que a carga escorregue e se desloque durante a viagem.
O processo de mudança da textura superficial do material é muito rápido, na faixa dos milissegundos, e os tamanhos dos padrões podem ser configurados, de milimétricos até submicrométricos, afirmam os pesquisadores.
Os cientistas americanos ainda citam outra possibilidade de aplicação: luvas cujas "digitais" possam ser mudadas dependendo da atividade, como por exemplo, de manipular materiais de laboratório até escalar montanhas, demonstrando, desde já, uma enorme variadade de utilizações e aplicações para a nova descoberta.

Leia a reportagem completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário