quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Limpeza magnética


Cientistas ingleses criaram um sabão magnético feito com sais ricos em ferro dissolvidos em água, que reage a um campo magnético externo quando colocado em uma solução.
Essa propriedade em um sabão funcional, que lava de verdade, pode ser a solução para a limpeza de derramamentos de óleo, já que ele pode ser facilmente coletado após o uso, reduzindo o impacto ambiental. Os cientistas procuram há muito tempo uma maneira de controlar os sabões para aumentar sua capacidade de dissolver óleo em água e depois removê-los.
Agora, uma equipe da Universidade de Bristol, no Reino Unido, achou a solução: o primeiro sabão do mundo sensível a um campo magnético. Sua capacidade de responder ao magnetismo permite que uma ampla gama de suas propriedades seja alterada , incluindo a condutividade elétrica, o ponto de fusão, o tamanho e a forma dos agregados e até a rapidez com que ele se dissolve em água.
Esses fatores são fundamentais para a aplicação de sabões em uma variedade de ambientes industriais. Suas propriedades magnéticas também tornam mais fácil sua captura e remoção, sugerindo novas aplicações em limpeza ambiental e no tratamento de água. Experimentos científicos que requerem um controle preciso de gotículas de líquido também podem ficar mais fáceis com a adição do novo sabão.

Clique aqui para ler a reportagem completa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário