domingo, 5 de fevereiro de 2012

Câncer - A nova pista está no sangue!


Em busca de sinais precoces da doença, cientistas da Universidade de Dublin, na Irlanda, descobriram moléculas de açúcar que podem denunciar a presença de tumores. É que algumas delas se ligam a proteínas produzidas pelas células cancerosas. Assim, a ideia é usá-las como marcadores de tumores. Logo, bastaria realizar um exame de sangue. Mas devemos esperar pelo menos uma década para o método tornar-se realidade, estima o oncologista Bernardo Garicochea, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Veja como certos açúcares encontrados no sangue poderão acusar a existência de um câncer:

Célula cancerosa em duplicação
Primeiro, as células do tumor fabricam proteínas que nem sempre podem ser identificadas com precisão.  Ligadas a elas, existem moléculas específicas de açúcar. 

Depois, após terem sido extraídas do sangue, essas moléculas são separadas das proteínas e submetidas à ação de enzimas, que as quebram em frações menores. Esses pedacinhos, por sua vez, ganham uma identificação, que permitirá apontar a existência de um tumor. 

É a cura dos tumores? 


Pesquisadores da Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, desenvolveram uma terapia que extinguiu o câncer em ratos. O tratamento consiste em transpor células de defesa dos bichos resistentes ao problema a portadores do mal. Os testes em seres humanos devem começar em breve. Mas existe uma grande diferença entre as respostas imunológicas obtidas em ratos de laboratório e as ocorridas dentro do corpo humano, que são muito mais complexas, pondera o oncologista Marcelo Fanelli, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.


Para saber mais clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário