segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Possibilidade de cura do Parkinson através de microchips

Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, obtiveram resultados bem interesses para uma possível cura do Parkinson e para sequelas causadas por derrame cerebral.

Os pesquisadores implantaram microchips nos cérebros de roedores que possuíam tal dano e esses animais apresentaram melhora nas funções motoras, que tinham sido debilitadas pela doença.

O teste foi realizado por meio do reflexo condicionado, onde método onde o roedor era colocado em frente a um aparelho emissor de som e, ao tocar o som, um jato de ar era solto em cima do animal, o que fazia ele piscar. Depois de um tempo, os animais passavam a piscar e fechar os olhos apenas ao ouvir o som, sem a necessidade do jato de ar. Os animais que possuíam o microchip tinham esse tipo de comportamento, enquanto os que tinham danos cerebrais mas não tinham o microchip não apresentavam esse aprendizado, devido aos problemas com as funções motoras.

Pacientes humanos que sofrem de Parkinson ou derrame apresentam danos iguais a esses ratos testados em laboratório. Dessa forma, a tecnologia do microchip pode apresentar excelente melhoras nesses pacientes, substituindo o setor nervoso danificado pelo chip. Entretanto, a execução desses testes em humanos requer a quebra de muitos desafios, principalmente os éticos.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário