sábado, 7 de janeiro de 2012

Novo gel regenera queimaduras sem cicatriz


       Um novo gel transparente, desenvolvido nos Estados Unidos, é a mais promissora arma para regeneração de ferimentos e queimaduras.

       O hidrogel, um polímero a base de água, possui a capacidade de promover a reconstrução da pele mesmo em situações extremas, como queimaduras de 3º grau. Em testes realizados em ratos, os cientistas da Universidade John Hopkins constataram que o material, além de promover a cicatrização, permite também o crescimento de vasos sanguíneos, folículos capilares e de glândulas da pele. Nesses testes em roedores, os pesquisadores cobriram ferimentos abertos de queimadura com o hidrogel e, como controle, alguns ferimentos foram cobertos com uma substância a base de colágeno, utilizada hoje em dia nos tratamentos de queimaduras em humanos. Após três semanas, o resultado foi surpreendente: o hidrogel havia funcionado muito mais em relação à substância convencional.

        Dessa forma, o gel promissor não contém drogas ou componentes biológicos e pode ser absorvido sem deixar vestígios. Este produto gelatinoso é feito basicamente de água, de dextran (um tipo de açúcar) e polietilenoglicol (PEG), utilizado em grande escala em diversos produtos, como em cosméticos e remédios. Outro fator importante do material é que ele cobre por completo o ferimento, o que evita infecções. Quanto mais cedo for aplicado, maiores são as chances de regeneração completa sem cicatrizes. Portanto, seu potencial de uso é imenso, já que as queimaduras requerem tratamentos demorados e, na maioria das vezes, deixam marcas no corpo. Sendo assim, o gel poderá ser produzido em larga escala, com baixo custo e, em pouco tempo, ser utilizado no tratamento de humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário