domingo, 29 de janeiro de 2012

Estresse pode fazer o cérebro encolher

Não é novidade que o estresse tenha como consequências dores de cabeça e insônia. No entanto, estudo revelou que ele também pode ser responsável por fazer o cérebro encolher.
Situações de tensão como a perda de um ônibus não tem relevância a ponto de causar alterações, mas a perda de entes queridos ou término de relacionamentos estão estritamente relacionados a perda de massa cinzenta do cérebro. Estas situações estressantes vivenciadas hoje tem maior impacto que as vivenciadas pelos nossos ancestrais, tanto que tem contribuído muito para o aumento do desenvolvimento de doenças crônicas.
O encolhimento acontece em uma parte do córtex responsável pela regulação da  as emoções, o autocontrole, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Essas alterações estão vinculadas a predisposição a hipertensão e transtornos psiquiátricos.
A maioria dos estudos científicos anteriores relacionados ao estresse eram feitos com pessoas com distúrbios como dependência química ou ansiedade. Estas pesquisas já sinalizavam redução de volume do lobo frontal responsável pelo controle das emoções e personalidade do indivíduo.
Estudos realizados com pessoas saudáveis são raros, como este. Neste, contou-se com a colaboração de 103 adultos de 18 a 48 anos, que tiveram o cérebro escaneado por ressonância magnética e responderam a um questionário.


Clique aqui para a notícia completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário