segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Solvente é associado a Parkinson

Um novo estudo desenvolvido pelo Dr. Samuel M. Goldman e publicado na revista The Annals of Neurology mostra que o tricloroetileno (TCE), um solvente utilizado em fluídos refrigerantes e agente desengordurante, aumenta o risco de contrair mal de Parkinson.

O estudo foi realizado com a utilização de 99 pares de gêmeos onde apenas um deles possuía a doença. Foi utilizado um questionário para levantar informações sobre o passado de cada um, mostrando o contato de cada um com o TCE.

Os pesquisadores descobriram que o gêmeo que teve contato com o solvente estava seis vezes mais propenso a ter Parkinson, em relação a aquele que não teve contato. O histórico dos gêmeos também mostrou que dois outros solventes, o percloroetileno e o tetracloreto de carbono, substâncias usadas na limpeza a seco, também aumentam a chance de se ter Parkinson, mas nem tanto em relação ao TCE.

De acordo com Goldman e os outros pesquisadores, todos os anos são lançados no meio ambiente mais de 22 mil toneladas de TCE nos EUA, fazendo com que o solvente possa ser detectado na água e na comida em geral.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário