sábado, 24 de dezembro de 2011

Líquens ajudam no processo de cicatrização


             A cicatrização de queimaduras de 2° e 3° grau demora em torno de oito semanas. Porém, uma substância encontrada na Serra de Itabaiana, denominada ácido úsnico, tem sido analisada por pesquisas por conter características antiinflamatórias e antibacterianas que podem reduzir o tempo total do processo de cicatrização. A substância é extraída a partir de um líquen, que é uma associação entre fungo e alga.

            Segundo o pesquisador, durante a pesquisa, foram analisados os efeitos sobre as queimaduras. Para isso foram utilizados filmes de colágenos impregnados com ácido úsnico. Em seguida, estudos pré-clínicos para testar a eficácia dos filmes foram feitos, em primeiro momento, o experimento tomou como base a recuperação de roedores e depois este foi feito também com porcos, no qual as queimaduras se assemelham mais com as humanas.

            A partir dos resultados foi-se verificado que a cicatrização com o ácido úsnico é bem mais rápida no grupo  recebeu tratamento com a substância do que nos outros, tornando-a uma potencial substância para ser implantada na área medicinal.

Matéria completa: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário