domingo, 25 de dezembro de 2011

Divisão errada faz célula-tronco gerar câncer

Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica (IRB) de Barcelona descobriram que, durante a divisão de células-tronco, a divisão que ocorre dos centríolos (unidades responsáveis pela organização da divisão celular) deve acontecer de forma específica, para que não haja a formação de tumores, que futuramente poderiam desenvolver um câncer. Essa divisão, segundo o artigo publicado na revista Development Cell pelos cientistas do IRB, deve ocorrer de forma assimétrica, ou seja, eles devem produzir componentes internos diferentes entre as células, fazendo com que as células-filha sejam diferentes uma da outra, sendo uma delas uma outra célula-tronco e uma célula mais especializada, que futuramente dará origem a algum tecido.
Durante a divisão celular, as células-tronco têm de estar altamente polarizadas, e não homogêneas, para que haja diferença entre as filhas e se originem corretamente, dessa forma, os tecidos do organismo. Caso elas não estejam polarizadas o suficiente, elas podem se diferenciar e se multiplicar indefinidamente, formando uma massa celular sem função, caracterizado como um tumor.
Para realizar essa descoberta, os cientistas visualizaram os centríolos de células a partir de moscas geneticamente modificadas, que possuíam os centríolos corados, constatando que estes eram realmente heterogêneos entre si.
A partir dessa pesquisa, os pesquisadores concluíram que os centríolos têm papel fundamental durante a divisão celular, prevenindo a formação maligna de tumores. Também foi possível determinar a proteína que tem papel fundamental na divisão assimétrica dos centríolos.

Esse foi mais um estudo que aproximou ainda mais o homem da tão desejada cura do câncer.
Se interessa pelo assunto? Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário