segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dieta rigorosa pode evitar envelhecimento do cérebro

Cientistas italianos declararam o conhecimento por um processo molecular no qual uma dieta rígida está vinculada ao retardamento do envelhecimento cerebral ocasionado pela idade.
O estudo que comprova a afirmação foi aplicado em ratos que tiveram uma dieta a base de 70% do que consumiam normalmente antes.
Pesquisas anteriores já haviam revelado a capacidade dos ratos submetidos a essa condição a evitar ou postergar o Mal de Alzheimer, ter menor agressividade, maior habilidade cognitiva e memória;mas, não se sabia ao certo o porquê.
Os cientistas conseguiram provar que os ratos que foram submetidos a esta dieta rigorosa tiveram a proteína CREB1 estimulada. Esta molécula de proteína ativa uma série de genes relacionados a longevidade e bom funcionamento cerebral.
A CREB1 tem notoriedade por estar ligada a regulação de importantes funções cerebrais como a memória, aprendizado e controle da ansiedade. Tem seu funcionamento comprometido pelo envelhecimento, que diminui a atividade fisiológica da proteína.
Os ratos geneticamente modificados para perder a CREB1 não apresentaram os mesmos benefícios de memória que os ratos de dieta pouco calórica,mas sim, deficiências equivalentes àqueles que foram superalimentados.
A descoberta desta pesquisa demonstra pela primeira vez a correlação entre o retardamento do envelhecimento cerebral e dieta hipocalórica, sendo um importante medidor dos efeitos da dieta no cérebro.
O foco dos cientistas agora é encontrar drogas que possam ativar e estimular a proteína CREB1 sem a necessidade de uma dieta rigorosa, a fim de se manter o cérebro jovem. Há a possibilidade e visibilidade de aplicação de terapias futuras para evitar a degeneração e o processo de envelhecimento cerebral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário