terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vacina pode transformar ameaça de HIV em 'infecção menor'

Representação artística de partícula do vírus da Aids (SPL)
Várias vacinas contra o HIV estão sendo estudadas atualmente
Pesquisadores do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha desenvolveram a vacina chamada MVA-B contra o HIV e a testaram em 30 voluntários saudáveis, sendo que 24 receberam o tratamento com a vacina e os outros 6 receberam um placebo.
Os testes clínicos estão no início, mas já foi possível notar que 90% dos voluntários desenvolveram resposta imune ao vírus, sendo que 85% deles mantiveram esta resposta imune durante, pelo menos, um ano.
O sucesso do tratamento é explicado pelo fato de que o sistema imunológico pode ser treinado para responder a partículas do vírus e células infectadas. No caso desta vacina, é como se estivesse mostrando uma foto do HIV para que o sistema imunológico seja capaz de reconhecê-lo se o encontrá-lo no futuro.
Nosso organismo está repleto de linfócitos, cada um programado para lutar contra uma patogenia diferente”, disse Mariano Esteban, pesquisador responsável pelo desenvolvimento da vacina. Porém, existem patogenias as quais os linfócitos não são capazes de vencer naturalmente, como é o caso do HIV. Dessa forma, os linfócitos B estão sendo treinados a produzir anticorpos que ataquem o vírus antes que eles infectem as células, enquanto os linfócitos T estão sendo encarregados de detectar e destruir as células infectadas.


Os resultados obtidos até agora foram positivos, não tendo ocorrido nenhum efeito adverso, mantendo a saúde dos voluntários constante. Porém, segundo o médico Felipe García, responsável pela equipe de pesquisa da vacina no Hospital Clínic, em Barcelona, “os resultados precisam ser encarados com cautela, já que o tratamento só foi feito em 30 voluntários e, ainda que estimulem uma resposta potente na maioria dos casos, é cedo para prever se as defesas induzidas (pela vacina) vão evitar a infecção”.
O próximo passo da pesquisa é verificar a eficácia da vacina MVA-B em pessoas infectadas com o HIV para verificar se ela realmente reduz a contagem viral.
A vacina MVA-B provou ser tão potente como qualquer outra vacina em estudo atualmente, ou ainda mais”, afirmou, de forma otimista, Mariano Esteban.

Para maiores informações, acesse a notícia na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário