quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma nova opção: Tratamento não invasivo para câncer de mama


            O câncer de mama atinge muitas mulheres e até mesmo homens, sendo que em lugares como nos Estados Unidos uma mulher morre de câncer a cada 13 minutos. Para os pacientes com esta doença, muitas vezes é necessário a quimioterapia, que é extremamente invasivo.
            Em geral, a cirurgia pode dar grande chance de cura, então estes novos tratamentos são utilizados em casos mais específicos, onde a mulher não pode fazer a cirurgia.
            O câncer se desenvolve quando há um crescimento anormal de uma massa de tecido extra, que pode se desenvolver em um tumor. O grande perigo no câncer de mama é que por se localizar numa área cheia de vasos sanguíneos, as células cancerígenas podem viajar pelo sistema sanguíneo, instalando-se em outras áreas do corpo, o que caracteriza a metástase.
            Atualmente, existem vários modos de diagnosticar o câncer de mama, como exames de sangue, exames físicos, e técnicas de imageamento (raios-X, mamogramas, tomografias, ressonância magnética e ultrassom). Mas o modo de se obter um resultado final é com a biópsia, exame no qual uma agulha é inserida no local com a massa anormal e retirada uma amostra do tecido, e então levado a um patologista para ser examinado. Este exame diz o tipo de câncer como também a sua taxa de crescimento, que é muito importante para decidir a melhor forma de se tratar a doença.
            O novo tratamento consiste numa técnica conhecida como remoção por radiofreqüência, um tratamento não cirúrgico, localizado diretamente para matar as células do tumor utilizando calor, sem danificar o tecido saudável ao redor. Por ser um tratamento não invasivo, não tem efeitos colaterais grandes, podendo ser repetido várias vezes, e mostrou-se muito eficaz para tratar tumores de pequeno e médio tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário