quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Substância reduz tamanho de tumor em ratos e inibe produção de enzima do câncer


A silibinina, um extrato do cardo (Silybum), diminui o tamanho do tumor nos ratos ao inibir a produção de uma enzima que é super produzida em certos tipos de câncer, segundo descoberta feita por pesquisadores da University of Colorado Cancer Center.


A equipe de comandada pelo professor Rajesh Agarval especializou-se nos benefícios quimiopreventivos da silibinina e de outros nutracêuticos. Neste estudo, a equipe descobriu que a silibinina poderia reduzir o tamanho e o número de tumores de pulmão nos ratos ao inibir a síntese de óxido nítrico induzível (iNOS). Esta enzima produz o óxido nítrico, que é um radical livre que pode levar ao desenvolvimento de câncer de pulmão.


"Em nossos estudos em andamento, queremos entender as fontes de geração de óxido nítrico, centrando-nos no microambiente do tumor de pulmão e em como a silibinina afeta isso. Estamos tentando chegar mais cedo no desenvolvimento do câncer para alcançar uma quimioprevenção real", diz Agarwal.


A silibinina encolheu o tamanho dos tumores em 72% depois de 12 semanas de tratamento em ratos com tumores que continham iNOS. Nos ratos cujo câncer de pulmão não apresentava iNOS, a silibinina não teve efeito.


"Os resultados apoiam atacar a iNOS com silibinina para controlar o câncer de pulmão", afirmou Agarwal.

Leia mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário